Buscar
  • Clube Regatas Guanabara

#9clubeguanabara Nado Sincronizado

Atualizado: Jan 2

O nado sincronizado nasceu na década de 30, sendo hoje um esporte olímpico e com vários campeonatos nacionais e internacionais realizados. Mas, o que vem a ser exatamente essa modalidade? Uma dança? Ginástica? Uma modalidade da natação? Na verdade, é uma união dos três, tornando-se um dos esportes mais belos de se assistir.


Em nosso Clube essa atividade é desenvolvida de terça à sexta-feira, em nossa piscina olímpica, de 14h30 às 17h, a partir dos 8 anos até 15. Para fazer essa atividade é necessário saber nadar. Ligue para (21) 2295-2597 e tenha mais detalhes. Abaixo, uma matéria do Instituto Pensi, sobre a atividade.


O nado sincronizado, antes chamado de Balé Aquático, é formado por um conjunto de vários exercícios e passos executados com sincronia, acompanhados por uma música. Pode ser praticado em duplas ou em equipes de até 8 membros, e é formado exclusivamente por mulheres. Durante as competições, as equipes apresentam uma coreografia na piscina e vence a equipe que somar mais pontos, ganhos de acordo com critérios estabelecidos pela FINA (Federação Internacional de Natação Amadora). Ela avalia: sincronismo, perfeição de movimentos, desenvoltura dos membros da equipe, criatividade da coreografia, interação entre os membros da equipe, fundo musical, aproveitamento do espaço aquático, dificuldade de movimentos, entre outros.


As competições são divididas em duas partes. Na primeira, os atletas são avaliados individualmente e na segunda em equipe, mais especificamente, na apresentação que se chama rotina. Elas também são divididas em várias categorias, sendo: Infantil A, de 9 a 10 anos, Infantil B, de 11 a 12 anos, Juvenil, 13 a 15 anos, Júnior, 16 a 17 anos e Sênior, acima dos 18 anos. Nas competições, participam 7 árbitros que avaliam as apresentações e conferem notas de 0 a 10, na categoria Impressão Artística e Técnica.


É um esporte muito recomendado para as crianças. A prática, que pode ser realizada desde os 5 anos de idade, desenvolve a coordenação, a segurança no meio aquático, consciência corporal, ritmo, espírito de equipe, persistência, resistência muscular, resistência aeróbia e várias outras habilidades.


Ensinar essa modalidade esportiva é um trabalho de longa duração, mas extremamente prazerosa, visto que os pequenos aprendem rapidamente as técnicas. É muito importante que os pais tenham consciência de que a criança realmente quer participar desse esporte, tirando qualquer desejo exclusivo. No início, deve ser trabalhada a força muscular e as técnicas de coordenação fora e dentro da água. Quando a criança estiver segura, executando de maneira correta os exercícios de postura e de coordenação, pode-se inseri-las em coreografias simples.


Aqui está mais uma dica para nossos pequenos, especialmente para as meninas! Um esporte cheio de graça, onde a força, a resistência e principalmente a delicadeza nos gestos formam uma perfeita harmonia aquática!

Foto: Medio Tiempo | Foto Ilustrativa

46 visualizações

Considerado uma mistura de futebol, handebol e rugby, o polo aquático é uma das modalidades mais ...

Polo Aquático

Um esporte cheio de graça, onde a força, a resistência e principalmente a delicadeza nos gestos formam ...

Nado Sincronizado 

Sua prática constante ajuda a fortalecer os membros do corpo, aumenta a resistência física ...

Remo