top of page
Buscar
  • Foto do escritorClube Regatas Guanabara

#11clubeguanabara Polo Aquático

Atualizado: 2 de jan. de 2020

Considerado uma mistura de futebol, handebol e rugby, o polo aquático é uma das modalidades mais populares nas competições olímpicas.


Em nosso Clube, o Polo Aquático é desenvolvido de terça à sexta-feira, de 18h às 20h, em nossa piscina olímpica. Para saber mais detalhes, ligue para nossa secretaria: (21) 2295-2597.


Segundo o Blog Piscinas, o esporte surgiu na Inglaterra no século XIX, tendo o primeiro jogo oficial realizado em 1876. Quatro anos depois, em 1880, já foi realizada a primeira partida internacional entre Inglaterra e Escócia, os primeiros países onde a popularização do esporte aconteceu. Inclusive, os dois foram muito importantes para a evolução dele, tanto em relação à definição das regras quanto ao desenvolvimento da parte tática. Foi graças a isso que algumas mudanças foram implementadas, como a instituição de traves de gol, em 1888 ― antes, a bola deveria apenas atravessar a linha de fundo para marcar os pontos.


De acordo com registros históricos, o polo aquático surgiu com o objetivo de entreter o público durante os intervalos das competições de longa distância de natação. Entretanto, esta não é a única versão sobre a origem dele. Alguns afirmam que nasceu como uma brincadeira para os hóspedes de um hotel e há quem diga que, inicialmente, os jogadores competiam em barris de madeira com cabeça de cavalo, lançando a bola até a linha de fundo com uma espécie de taco. Algo bastante similar ao polo a cavalo — daí o nome. Por fim, outra versão é que o esporte nasceu como embrionário do rugby e era praticado em lagos e rios na Inglaterra. Apenas depois passou para as piscinas cobertas.


Bom, o fato é que a modalidade cresceu e se espalhou rapidamente, tornando-se bastante popular em outros países, como Estados Unidos e Hungria. Em 1900, nas Olimpíadas de Paris, ele foi, junto ao futebol, o primeiro esporte coletivo a integrar o programa oficial dos Jogos Olímpicos. A partir daí a seleção húngara passou a ser uma das principais, tendo ganhado medalhas em todas as competições olímpicas realizadas de 1928 a 1980, sendo 10 delas de ouro. Não é à toa que muitos dos atletas húngaros são verdadeiras lendas do esporte.


Por que praticar polo aquático?


Assim como outras atividades na piscina, o polo aquático proporciona diversos benefícios para quem o pratica, como o fortalecimento do sistema cardiovascular e o aumento da força e da resistência física. E um dos grandes responsáveis por isso é o fato de os jogadores não poderem tocar o fundo e as laterais da piscina, obrigando-os a ficar em constante movimento. Também podemos acrescentar a melhora na flexibilidade proporcionada pela necessidade de movimentos rápidos. Outras importantes vantagens são:


  1. Emagrecimento: O polo aquático é uma excelente forma para perder peso, pois os participantes nadam em torno de quatro quilômetros por jogo, o que representa a queima de 700 calorias por hora.

  2. Força Os jogadores utilizam diversos músculos enquanto tentam manter o corpo acima da água. Assim, braços e pernas são fortalecidos e tonificados tanto pela natação quanto por outros movimentos.

  3. Prevenção de lesões: Assim como acontece na natação, a água reduz a pressão e o impacto dos movimentos nas articulações, o que diminui as chances de lesões. Outro fator responsável por isso é o fortalecimento dos músculos ao redor da coluna e das juntas.

  4. Socialização: O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades e, por ser em equipe, ajuda na socialização dos participantes. Se você procura uma atividade divertida para melhorar sua saúde, o polo aquático certamente vai agradá-lo. Pesquise por clubes ou academias que ofereçam esse esporte ou mesmo reúna seus amigos na sua piscina para uma partida. E, claro, fique atento à limpeza da água, pois isso é fundamental para garantir a saúde de todos!

Foto Ilustrativa

496 visualizações0 comentário
bottom of page