Não é novidade que para muitos brasileiros os esportes são temidos. Todavia, há muitas saídas para sair do sedentarismo. Indicado para todas as pessoas, inclusive a partir do primeiro ano de vida, a natação pode colaborar com o fortalecimento cardiorrespiratório, o condicionamento físico e até a perda de peso.
Além da natação para bebê, de 1 a 3 anos, também temos natação infantil, a partir de 4 até 12 anos, natação aprendizado adulto e natação aperfeiçoamento adulto.
Visite nosso clube de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 17h, e tenha mais informações, além de conhecer os nossos espaços. Ou ligue: (21) 2295-2597.
O site Gympass, traz sete motivos para fazer natação, são eles:
1. Desenvolve a musculatura
Além de proporcionar diversos benefícios ao corpo humano a natação é considerada um esporte completo por movimentar e exercitar quase todos os grupos musculares simultaneamente, algo que nenhuma outra modalidade esportiva faz.
Essa atividade física colabora para o desenvolvimento e a definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen.
O fortalecimento dos músculos da região central do corpo, chamada de “core”, que também engloba a pelve e a lombar, melhora a capacidade de realizar esforços físicos, mantém o equilíbrio e a estabilidade da coluna, promovendo a correção da postura e contribuindo para desenvolvimento de outros aspectos, como resistência, flexibilidade, mobilidade e elasticidade, sem provocar o aumento excessivo de massa magra.
2. Ajuda a emagrecer
Embora não aparente, uma aula de natação pode queimar, em média, entre 500 e 600 calorias por hora, dependendo da intensidade dos exercícios. O nado borboleta é o que mais derrete gordura, aproximadamente 770 Kcal/hora, seguido do estilo crawl. Costas e peito, empatados, são os que menos queimam — de 560 a 630 Kcal/hora.
Além disso, o fato de a água ser 800 vezes mais densa do que ar faz com que nadar exija muito mais esforço muscular e respiratório do que correr, por exemplo. Em compensação, exercícios aquáticos são livres de impactos, o que reduz consideravelmente os riscos de dores e de lesões, sobretudo nas articulações.
3. Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória
Em aproximadamente 12 semanas é possível notar os benefícios promovidos pela prática regular de natação na qualidade de vida. Entre eles, a melhora da capacidade cardiorrespiratória.
O exercício aeróbico melhora o condicionamento físico, a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos, entre eles o coração, que passa a bombear mais oxigênio por meio do sangue para todo o corpo, favorecendo o trabalho de todas as células do organismo.
Por isso, esse esporte é recomendado para quem sofre de doenças respiratórias e cardíacas, uma vez que também ajuda a controlar a respiração, regula a pressão arterial e deixa os batimentos mais estáveis, reduzindo em até 40% as chances de ocorrências de doenças do coração, principalmente em mulheres.
4. Favorece a memória e a concentração
Fazer natação vai muito além do preparo físico. Praticar esportes com intensidade moderada também melhora a atividade cerebral, contribuindo para a memória e a concentração do atleta.
A prática regular de exercícios aumenta a produção e a liberação de serotonina e endorfina pelo organismo, deixando o cérebro de seus praticantes em estado de alerta e mais concentrado, melhorando a produtividade no trabalho, nos estudos e nas tarefas comuns do dia a dia.
A atividade aeróbica também aumenta a oxigenação do corpo, inclusive do cérebro, proporcionando uma maior atividade intelectual, o que também ajuda a potencializar o raciocínio.
5. Melhora a autoestima
Por falar nos hormônios do “quarteto da felicidade” — serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina —, eles também podem fazer toda a diferença na autoestima de uma pessoa. Como? Praticando atividades físicas regularmente e em boa intensidade.
Fazer natação ao menos três vezes por semana, em dias intercalados, de 45 a 60 minutos por aula, incluindo aquecimento e alongamentos, é o suficiente para obter um bom condicionamento físico e estimular a produção dessas substâncias pelo tecido cerebral.
Geralmente, as aulas de natação são realizadas em grupos, o que garante novas interações sociais e possibilita a construção de novos laços de amizade, fator benéfico para elevar a autoestima de qualquer pessoa.
6. Reduz o estresse e a ansiedade
A natação pode ser uma ótima alternativa, uma verdadeira válvula de escape, para combater o estresse e a ansiedade do dia a dia.
O controle da respiração colabora para esvaziar a mente e manter o foco na atividade esportiva, afastando os problemas cotidianos. A liberação dos hormônios do “quarteto da felicidade”, por sua vez, promove sensações de bem-estar, felicidade e relaxamento.
O som da respiração aliado à paz embaixo d’água, assim como as ondulações da piscina, também auxiliam a relaxar o corpo, aliviar dores, diminuir a tensão, acalmar a mente e melhorar o humor.
7. Aumenta a longevidade
Diante de todos esses benefícios promotores da saúde e da qualidade de vida, impossível não associar a natação a uma maior longevidade.
Na terceira idade, os benefícios da natação são ainda maiores, pois aumentam a velocidade de transmissão de estímulos nervosos, tornam as artérias mais saudáveis, melhoram os reflexos e ajudam a combater doenças respiratórias, cardíacas, cerebrais e degenerativas, como o Mal de Alzheimer.
Fazer natação também aumenta a massa óssea, fator imprescindível para a qualidade de vida de mulheres e pessoas na terceira idade, uma vez que reduz consideravelmente a evolução de doenças como artrite, artrose e, principalmente, da osteoporose, grande causadora de quedas em idosos.
Agora que você conhece os principais benefícios da natação, que tal começar a praticar esse esporte regularmente? Vale lembrar que a natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, e até gestantes. Apenas lembre-se de antes de iniciar qualquer tipo de atividade esportiva procurar um médico para verificar seu estado físico e de sua saúde.
Yorumlar